Home > Blog > Geral > Qual a temperatura ideal para a cerveja?
9 de março de 2020

Qual a temperatura ideal para a cerveja?


Qual a temperatura ideal para a cerveja?

Nem todas as cervejas devem ser consumidas estupidamente geladas. A temperatura ideal para a cerveja depende do estilo. Veja como apreciar cada sabor!


Aqui no Brasil, é extremamente comum sairmos com os amigos e pedirmos para o garçom “Manda uma cerveja beeeeeem gelada!”. Vamos combinar que, para beber com a galera sem se preocupar com o sabor da bebida, não tem nada mais refrescante, né, principalmente naqueles dias absurdamente quentes do verão. Mas isso é bastante diferente de apreciar uma cerveja.

Quando consumimos uma bebida a temperaturas muito baixas (abaixo dos 4 °C), nossas papilas gustativas se fecham e perdem a sensibilidade: ou seja, você não sente o gosto! Então, quando a ideia é beber uma cerveja mais simples, sem se importar com os sabores e aromas, tudo bem consumir a essa temperatura. Só não vale deixar congelar, porque aí fica bem ruim de beber!

Agora, a sua ideia é apreciar?




Então é legal ficar atento à temperatura ideal de consumo, que traz à tona todos os deliciosos sabores e aromas que compõem cada cerveja. E foi para isso que nós criamos esse material aqui: para você saber qual a temperatura perfeita para experimentar cada estilo, e descobrir todas as sensações que elas podem te proporcionar.

De maneira geral, quanto mais complexos os sabores (e aqui se encaixa a maioria das cervejas especiais), mais alta deve ser a temperatura! Mas calma, ninguém vai beber cerveja quente... mas como estamos falando de bebidas saborosas e aromáticas, é hora de deixar de lado o hábito da cerveja trincando para mergulhar de vez no universo cervejeiro.

Vamos conhecer qual estilo vai bem em qual temperatura?

Abaixo dos 4 °C: Quero uma cerveja estupidamente gelada!




Bem, então escolha aquelas que não são feitas para degustar, mas sim para refrescar. Nesse caso, estamos falando de:

  • Cervejas sem álcool

  • Cervejas Pilsen comuns


Como aqui no Brasil é quase que parte do nosso DNA aquele happy hour com a galera, em que está todo mundo querendo “aquela gelada”, não precisa esquentar sua cabeça – e nem o copo de cerveja! Esse é o momento perfeito para se deliciar com aquela cerveja trincando, e essa é a temperatura ideal dela!

Mas, se a ocasião for uma degustação de cervejas, à noite, aí a história muda bastante. Nesses casos, cada estilo tem suas peculiaridades. Então, vamos ver quais são as próximas!

Entre 4 e 7 °C: Quero uma cerveja gelada!




Essa é a temperatura intermediária: nem triscando de gelada e nem em temperaturas mais amenas. Esse intervalo é ideal para as de sabor um pouco mais complexo, mas que não deixam de ser refrescantes e fáceis de beber. Da ASHBY, fazem parte os seguintes estilos de cerveja e chopp:

  • Ale

  • Hops

  • Hops Escura

  • IPA Nirvana

  • Orange Wheat

  • Pilsen Puro Malte

  • Pilsen

  • Raspberry Wheat

  • Weiss


Você deve ter notado que as cervejas de trigo, como a Weiss, estão nessa categoria. E você também já deve ter ouvido falar que, na Alemanha, eles consomem cerveja “à temperatura ambiente”. Bem, se isso confundiu sua cabeça, estamos aqui para lembrá-lo que, na maior parte do tempo, a temperatura por lá é mais baixa, portanto 4 a 7 °C é, sim, temperatura ambiente.

E já que estamos falando de curiosidades, você sabe por que os alemães consomem cerveja naqueles canecões e aqui no Brasil consumimos em copos menores? Porque a temperatura por aqui é mais alta, fazendo com que a cerveja esquente mais rápido. Por lá, como é mais frio, ela demora mais a esquentar.

Entre 8 e 12 °C: Quero experimentar uma cerveja fria!




Muito bem! Essas são os estilos que têm sabores e aromas mais complexos, que acabam sendo mascarados quando gelados nas baixíssimas temperaturas que estamos acostumados. Além disso, é o intervalo perfeito para aquelas de teor alcoólico mais elevado.

Da ASHBY, as seguintes criações devem ser, preferencialmente, degustadas a temperaturas mais amenas:

É claro que esses são os intervalos ideais, ou seja, não é obrigatório consumir uma Pilsen a 6 °C ou uma Pale Ale a 10 °C. Como falamos um pouco mais acima, essas são as temperaturas que permitem que você sinta todos os detalhes de aromas e sabores que cada estilo traz.

Ou seja, experimentar as cervejas em outras temperaturas não significa que você não vai sentir o aroma de cravo e banana da Weiss ou o sabor de malte torrado da Porter, mas sim que eles estarão mais sutis – mas sempre presentes.

Cerveja deve sempre ser uma experiência agradável e que proporcione bons momentos, seja sozinho ou acompanhado das pessoas que você mais gosta. Por isso, a temperatura ideal é aquela que mais te agrada. No entanto, se você quiser conhecer um pouco mais sobre o universo cervejeiro, é só seguir esse guia da ASHBY!

Até a próxima.

 

 

 

Comente esta matéria: